top of page
infantil_cepj

Educação Infantil

Proposta Pedagógica

Educação Infantil

A Educação Infantil, etapa da educação básica, onde o brincar é essencial para que a aprendizagem aconteça, é composta de atividades que proporcionam oportunidades estimuladoras de investigação e de pesquisa infantil para o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e espiritual, complementando a ação da família e da comunidade.

A base curricular da educação infantil está organizada em campos de experiências que levam em consideração as situações da vida concreta das crianças, seus saberes, experiências, desejos, interesses, curiosidades, necessidades e ritmos de desenvolvimento, em contextos que promovem brincadeiras, interações, investigações e explorações. Esses contextos propiciam experiências nas quais as crianças tem a oportunidade de ampliar e aprofundar os seus conhecimentos.

Centros de Atividades do Infantil - Período Integral

Aprendendo através do lúdico

Num ambiente lúdico e participativo, o cotidiano escolar acontece através de centros de atividades onde o brincar estimula descobertas espontâneas e direcionadas que contribuem para o desenvolvimento intelectivo, criativo, social e espiritual.

A programação dos centros de atividades, tem a durabilidade de 1 hora para cada uma das propostas. Todas as atividades são desenvolvidas para dar suporte ao conteúdo ministrado em sala de aula no MÓDULO.

Faz de Conta

Um espaço dedicado ao lúdico, onde o aluno narra a sua própria história, ou de algum personagem, interagindo com os colegas.

sala de faz de conta cepj
brinquedoteca_cepj
Biblioteca_cepj
psicomotricidade_cepj
Parque_cepj
Horta_cepj
sala de arte cepj
1000127328_edited.jpg
expressão corporal cepj
saúde_infantil_cepj
sala de jogos cepj
sala de oração_infantil_cepj

Faz de Conta

Um espaço dedicado ao lúdico, onde o aluno narra a sua própria história, ou de algum personagem, interagindo com os colegas.

Brinquedoteca

Por meio de atividades planejadas e dirigidas, as crianças desenvolvem diversas habilidades e também a concentração, a memória e a lógica matemática, além de fortalecer conceitos de cores e formas. Este centro busca o desenvolvimento integral das crianças para que elas aprendam de forma prazerosa e divertida.

Biblioteca

Através dos livros, as crianças adquirem o hábito da leitura, interagem com as histórias e desenvolvem os aspectos psicomotor, cognitivo e intelectual tão importantes para o processo de aprendizagem.

Psicomotricidade

Atividades físicas com bolas, arcos, cordas, colchão e outros materiais, ajudam desenvolver as habilidades motoras, como o equilíbrio, a lateralidade, dentre outras, interligando os movimentos físicos e mentais para educar o próprio corpo.

Parque

Brincando, o cérebro ativa as conexões que ampliam o domínio sobre os movimentos de coordenação motora grossa e motora fina. Subir, descer, entrar, sair, pular, tão normais nas brincadeiras infantis, são movimentos muito importantes para o crescimento físico, social, emocional e intelectual. Por meio de atividades direcionadas ou livres, as crianças aprendem a criar e solucionar situações no seu dia a dia.

Horta

O nosso colégio incentiva a alimentação saudável. Aqui as crianças conhecem melhor os alimentos e as suas propriedades nutricionais, combinando diferentes tipos de nutrientes, gerando assim, hábitos saudáveis para toda vida.

Arte

A manipulação de diferentes objetos e materiais, a exploração de suas características e possibilidades de manuseio, a oportunidade de apreciar, apresentar e retratar sobre seus próprios trabalhos e os dos colegas, são essenciais para o desenvolvimento do conhecimento, da sensibilidade e da cultura e também aumentam as possibilidades de expressão e comunicação.

Culinária

Uma aula deliciosa e fundamental, onde as crianças aprendem sobre quais os alimentos que devem estar no prato diariamente, as propriedades dos alimentos, a pirâmide alimentar, quais os alimentos devemos preferir, quais limitar e quais evitar.

Expressão Corporal

Possibilita à criança desenvolver uma consciência de si mesmo como um ser íntegro: sensível, material e espiritual, com uma rica capacidade de sentir e expressar suas ideias e emoções por intermédio do seu corpo. É uma atividade especificamente organizada para aprofundar a linguagem corporal e para enriquecer a expressividade das crianças por meio do corpo, além de atuar sobre o esquema corporal, a lateralidade, o equilíbrio, a coordenação motora, a postura, a orientação espaço-temporal e o tônus. 

Saúde

Conversa sobre temas relacionados à saúde, tanto no âmbito individual quanto coletivo, para fomentar que os estudantes conectem-se consigo mesmo e com o  mundo de maneira saudável.

Jogos

Por meio dos jogos, são criadas uma série de situações que envolvem equilíbrio e outros desafios corporais, que garantem situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder, incentivando uma autoavaliação, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Sala de Oração

O objetivo principal deste centro de atividade, é ajudar as crianças a desenvolverem o hábito de buscar a Deus. Uma das formas de alimentar nosso relacionamento com Deus é a oração, e com ela as crianças podem refletir sobre o próximo e suas ações. Não basta ser o gênio na matemática se não souber se relacionar com pessoas, assim como não basta ter conhecimento de todas as leis e não possuir valores intrínsecos para viver em sociedade.

infantil reforço escolar cpj

Reforço Escolar/Lição de Casa

Depois de um dia cansativo de aula, ao chegar em casa, o que a maioria dos alunos quer é um bom descanso. Mas, opa! Espere um minuto. Tem lição de casa! Por isso, o incentivo e o interesse da família são muito importantes. É fundamental entender a importância da lição de casa. Já que se trata de uma parte significativa do processo de aprendizagem escolar. Por entendermos essa necessidade, criamos este período, para que os alunos realizem suas lições de casa, leituras e até mesmo tirar suas dúvidas em período de prova, eles são acompanhados pelos monitores e auxiliados no desenvolvimento das atividades.

bottom of page